Bastinado

Pés femininos submetidos a bastinado (credit: Julian Von Bredow/Wikicommons)
Bastinado é uma forma de punição corporal que consiste em uma série de golpes aplicados nas solas dos pés, geralmente feita de cane, o tamanho e a flexibilidade da cane, bem como o modo de aplicação e o número de golpes, podem variar.
Outros acessórios utilizados no bastinado são chicotes, elásticos, floggers, réguas e borrachas.
História
Historicamente, o bastinado está associado ao cane, com a frequência e a severidade do castigo em ambientes educacionais variaram consideravelmente, muitas vezes sendo determinadas pelas regras escritas ou pelas tradições não escritas da escola. O uso educacional ocidental do castigo com cane data, principalmente, do final do século XIX. Aplicada de modo geral nas Nádegas nuas ou vestidas do infrator ou nas Mãos. O castigo com cane nos nós dos dedos ou nos Ombros é muito menos comum. A cane também podia ser aplicada nas solas dos pés. A Flagelação como punição foi tão comum na Inglaterra que o castigo com cane, juntamente com as palmatórias, era chamado de "le vice anglais" ou "o vício inglês"

Cartum de estudantes recebendo o castigo com cana, 1888

Uma exibição de canas judiciais de rattan do museu da Prisão de Johor Bahru, Malásia
Técnica
Acessórios como cane, réguas, floggers, borrachas e chicotes, acertar com golpe firmes no meio da sola, iniciar de forma moderada e aumentar gradualmente.
Com elásticos, esticar deixando alinhado ao centro da sola e soltar
Diabéticos
Não é recomendado a realização de bastinado em bottoms diabéticos devido a uma condição chamada "pé diabético", onde o bottom perde a sensibilidade dos pés, além de ter uma cicatrização mais lenta.
Uma lesão em um pé diabético pode ocorrer com facilidade e pode levar a amputação do membro

glicossimetro
